As 6 razões para contratar um CRM
Há diversas razões pelas quais fazem com que pessoas contratem um sistema de CRM para gerenciamento de relacionamento com os clientes. Porém, a proposta de hoje é apresentar os 6 possíveis motivos dessa decisão. Vale ressaltar que cada empresa tem a sua motivação.
Para começar é necessário apresentar o conceito de CRM.
É uma sigla que siginifica Customer Relationship Management, ou seja, Gestão de Relacionamento com Cliente. Muitas vezes é associada ao sistema de gerenciamento.
Porém, é interessante que essa visão de relacionamento e sua importância faça parte do DNA da empresa, no que ela acredita. Visto que, o sistema por si só não trará as vantagens esperadas. É preciso que uma pessoa cuide da ferramenta, alimente-a e utilize.
O sistema de CRM possibilita diversas vantagens para empresa, porém, ela não trabalhará sozinha. É importante envolver as equipes e pessoas que farão parte do projeto de utilização do sistema, desde o início da confirmação que contratarão um CRM, até a implantação e o suporte desse sistema.
O tema de relacionamento com cliente tem se tornado cada vez mais citada, visto que é um diferencial relevante. Afinal, ele possibilita proximidade, trocar de informações com cliente, aumenta a possibilidade de retenção e expansão, além de focar no foco do cliente e no aumento dos seus resultados.
Essas são algumas das vantagens de se pensar em voltar as estratégias para este relacionamento. Até porque, não basta somente conhecer a fundo seu cliente, sua persona, é necessário se relacionar.
6 razões para contratar um CRM:
Visibilidade e acompanhamento: diversas empresas têm dificuldade em ter uma visibilidade central da sua corporação, ou seja, não sabe quanto gasta, quanto lucra em cada produto, qual a margem de lucro, como está cada projeto, as taxas de conversões e afins. Por vezes, é necessário que pergunte para várias pessoas ou procure as informações em vários sistemas, possibilitando a perda de visibilidade geral. Com isso, o acompanhamento da empresa é feito de maneira mais ágil e prática, possuindo as informações pertinentes da empresa em um único sistema. Neles são disponibilizados, normalmente, dashboards e relatórios que te permitem acessar resultados em tempo real.
Centralização de dados e interação entre as equipes: gerenciar diversas equipes e diversos dados pode ser um grande desafio quando não estão todos no mesmo sistema. Algumas empresas trabalham com complexidade no setor de vendas, que passa por BDR, SDR, Marketing e Comercial. Sendo assim, o mesmo lead pode passar por mais de 2 setores. Conciliar isso, com as entregas, follow-ups, controle de conteúdo de cada equipe e atualização de dados, é muito mais ágil se gerenciado dentro de um único sistema. Com isso, corre menos o risco de duplicidade, dados desatualizados e facilidade a comunicação e integração entre as equipes.
Automatização e aumento de produtividade: muitos processos realizados no dia a dia podem ser configurados para serem realizados automaticamente, ou seja, deixar configurado algumas ações para que os colaboradores invistam mais tempo em ações que necessitam mais de um pensamento crítico. Com as tarefas manuais encaminhadas, é possível que seu colaborador tenha mais tempo para dedicar em outras demandas. A produtividade não tem ligação somente com o tempo, mas com a qualidade da entrega. Trabalhar com foco, diminuindo as distrações também auxiliam nessa melhora de produtividade.
Informação acessível e SAaS: muitos CRM são SAaS, ou seja, eles podem ser acessados remotamente, em qualquer aparelho eletrônico, seja celular, computador ou tablet, que tenha acesso a internet é possível acessar as informações. Sendo assim, o controle, gestão e acompanhamento está na palma das mãos. Com isso, você não está limitado, visto que, a informação te acompanha.
Aumento de resultado: aumento de produtividade, acompanhamento em tempo real, informações centralizada, equipes integradas e focadas no relacionamento com cliente possibilitam uma alta no resultado, seja na satisfação dos clientes, na taxa de conversão e na diminuição de perda de clientes. Ouvir o cliente atentamente, atender bem, ser simpático e empático auxiliam muito nessa melhora de resultados. E acompanhá-los de mais tempo, também tornará possível adequar e aprimorar as estratégias praticadas.
Customizável e integrações: alguns softwares de CRM disponibilizam para os clientes, alguns gratuitamente e outros são necessários pagar a parte, algumas customizações e integração. A integração é muito importante porque é possível centralizar ainda mais as informações. Como por exemplo, sistemas de ERP ou de automação de marketing, os sistemas podem conversar entre si, não sendo necessário alguém que faça isso manualmente. Acerca das customizações, é importante pois o sistema se adaptará a realidade e necessidade da empresa.
Existem diversos CRM diferentes também, com objetivos diferentes. Existem aqueles focados nas vendas, outras no varejo, outras na prestação de serviço, algumas são completas. Sendo assim, vale analisar o que melhor vai atender a sua demanda.
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