A Importância da Pesquisa de Satisfação
A pesquisa é uma das maneiras mais eficientes de se buscar compreender e descobrir o que as pessoas querem, precisam ou pensam e também para realizar análises de produtos, serviços, lançamentos e experiências de usuários.
Dessa maneira, antes de ser iniciar o processo de elaboração de uma pesquisa é necessário ter estabelecido o porquê é necessário realizá-la, visto que influenciará todo o processo. Por exemplo, “quero realizar uma pesquisa, entender porque meu produto não está vendendo bem”, “quero saber se este produto será aceito no mercado” ou “quero saber o nível de satisfação do meu cliente”, sendo esse o foco do texto.
Tendo concluída essa fase, é necessário identificar o melhor local para disponibilizá-lo, podendo ser aplicado tanto online como presencial. Porém, caso seja presencial, será necessário que as pessoas preencherem um formulário ou terá um profissional para aplicar o teste? Caso você precise contar com esse profissional, inclua um treinamento para ele, pois é necessário ter paciência para tratar com cada entrevistado, visto que poderá ocorrer um desvio na resposta devido a ser apressado ou algo similar. O questionário precisa ser aplicado de maneira que o respondente se sinta à vontade para expor sua verdadeira resposta.
Ao elaborar a pesquisa, é necessário se atentar a quantidade de perguntas, ela pode ser quantitativa ou qualitativa. Porém, devido a correria geral que percorre toda a humanidade, ou seja, as pessoas estão sempre correndo, atrasadas e sem tempo, quanto mais objetivo for e menos tempo demorar para ser respondido melhor. Sendo necessário que seja mantido a qualidade.
Atenção a maneira com a qual as perguntas são escritas, pois podem ser tendenciosas. Inclusive, as opções de resposta também podem ser tendenciosas, muita atenção. Exemplo, a pergunta é sobre sua opinião quanto ao atendimento e as opções de resposta são: muito bom, bom e regular. Não há equilíbrio nas opções, visto que as respostas tanto positivas tanto negativas devem ter o mesmo peso. Sendo assim, as opções deveriam ser: muito bom, bom, regular, ruim e muito ruim.
Outro fato a ser levado em consideração é o que você espera obter através das perguntas, isso auxiliará a criar perguntas mais objetivos, acarretando respostas direcionadas ao tema que deseja. Com quantas perguntas é possível ter um retorno excelente?
Lembre-se de agradecer ao entrevistado após acabar de responder, visto que a priori, ele não ganhará nada respondendo essa pergunta.
As vantagens de uma pesquisa de satisfação é compreender como está sendo a experiência do seu cliente com o produto/serviço, onde está falhando e acertando, pois o cliente pode ter uma percepção diferente. É possível acompanhar os resultados das estratégias de relacionamento com cliente que tem aplicado na sua empresa.
Com as estratégias bem estabelecidas, é possível aumentar a renda, rentabilidade e aprimorar o relacionamento com cliente. Um consumidor bem atendido, que percebe a proatividade, preocupação com ele para além da questão monetária, volta a fazer negócio, recomenda para as pessoas e se torna um promotor da marca.
Sempre que possível, busque entrar em contato com o cliente, pois caso ele esteja insatisfeito, terá tempo de tentar converter e não o perder. Ou até mesmo se tiver alguma sugestão para melhorar o sistema ou somente elogiar. É sempre bom saber como os clientes se sentem em relação ao que tem oferecido, pois torna o relacionamento sempre melhor e de mais proximidade.
Para realizar toda a gestão de relacionamento com cliente, conte com o sistema completo, que está presente desde o primeiro contato até a entrega do projeto ou do serviço. Sistemas que entenda a importância da pesquisa de satisfação, que pode ser realizada dentro do sistema. O Ilumimais CRM é o sistema perfeito para os prestadores de serviço. Venha conhecer as nossas funcionalidades, agende uma demonstração.